A Associação Hospitalar São José, de Rodeio Bonito, alcançou mais um marco na saúde da região ao realizar, nesta quarta-feira, 27, as primeiras cirurgias de litotripsia a laser para tratamento de cálculos renais e ureterais. O procedimento é moderno, minimamente invasivo e realizado sem cortes, por via endoscópica, utilizando materiais e equipamentos apropriados.
– O aparelho entra de forma endoscópica pelas vias urinárias e vai até o rim. No rim, o cálculo é totalmente fragmentado e retirado com o auxílio do laser – explica o urologista Paulo Cerutti Franciscatto.
Além do Dr. Franciscatto, os procedimentos foram conduzidos pelos urologistas Felipe Otesbelgue e Gabriel Weiss, que atendem na Clínica Serviço Avançado de Urologia (SAU), de Passo Fundo, fortalecendo a equipe especializada da casa de saúde de Rodeio Bonito.
Com a aquisição de novos equipamentos, o Hospital São José conta agora com estrutura de ponta e equipe especializada, capacitada para realizar desde procedimentos simples até os mais avançados em urologia. “Queremos nos tornar referência para uma região ainda maior, oferecendo o que há de mais moderno em saúde”, complementa o Dr. Paulo.
Com a introdução da litotripsia a laser, o Hospital São José passa a ser referência em urologia no Médio Alto Uruguai, proporcionando aos pacientes mais segurança, rapidez e qualidade de vida.
Para o diretor do hospital, Ivan Deliberalli, a implantação da litotripsia a laser reforça o compromisso com a constante melhoria da assistência à população. “Estamos sempre buscando inovações e melhorias para oferecer serviços de qualidade e cuidar cada vez melhor de quem precisa”, destaca.